segunda-feira, 28 de março de 2011

Cooperativas de pessoas com deficiências começam a dar rendimento aos associados

As cooperativas de pessoas com deficiência, criadas pela Associação Nacional dos Deficientes de Angola (ANDA), no âmbito do Projecto “Vem Comigo”, têm alcançado resultados satisfatórios nas províncias do Namibe e Bié, declarou ontem, em Luanda, o seu coordenador.
Silva Lopes Etiambulo afirmou que a cooperativa que se encontra na província do  Namibe, composta por 20 cidadãos com deficiência física causada pela guerra, engajada na pesca artesanal, já chegou a capturar, num só dia e com a única embarcação de que dispõe, cerca de duas toneladas e meia de pescado. 
A cooperativa agropecuária de deficientes de guerra do Chinguar, província do Bié, segundo Silva Lopes Etiambulo, prevê colher, este ano, cerca de 150 toneladas de batata rena.
Por carência de meios de transporte para o escoamento dos produtos, disse, parte substancial das colheitas da cooperativa do Chinguari acaba por deteriorar-se.
O projecto “Vem Comigo” é financiado pelo Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social e executado pela Associação Nacional dos Deficientes de Angola (ANDA).
Silva Etiambulo garantiu que a ANDA vai continuar a criar cooperativas de vária índole para pessoas portadoras de deficiência, como forma de ajudar o Executivo no combate à pobreza. 
O projecto “Vem Comigo” começou a ser implementado em 2002. Na primeira fase, permitiu o reassentamento de 2.482 cidadãos deficientes nas províncias de Luanda, Kwanza-Sul, Bié, Huambo, Huíla, Cunene, Benguela, Lunda-Sul e Moxico e absorveu 500 mil dólares americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário