quinta-feira, 31 de março de 2011

O Jogo de Bocha para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os esportes disputados nas Paraolimpíadas.
Compreender as diferenças entres os esportes praticados nas Olimpíadas e nas Paraolimpíadas.
Valorizar os atletas Paraolimpicos.
Duração das atividades
Uma hora aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Paraolimpiadas2008/Noticias/0,,MUL757318-16182,00-BOM+DIA+PARAOLIMPICO+SAIBA+TUDO+O+QUE+ACONTECEU+COM+OS+BRASILEIROS+EM+PEQUI.html
Cadeirantes disputando uma partida de Bocha Adaptada.
O Jogo de Bocha, adaptado para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, é uma das provas disputadas, nas Paraolimpíadas, por atletas cadeirantes com Paralisia Cerebral (PC). Esta atividade permite que pessoas com sérios comprometimentos neurológicos e motores possam praticar uma atividade física, auxiliando no desenvolvimento de capacidades físicas importantes, como o equilíbrio, a força e a coordenação motora.
 A atividade física para portadores de necessidades especiais também auxilia no aspecto social, tornando-se um importante elemento, para ocupação do tempo destinado ao lazer, além de ajudar a  inclusão destas pessoas, na sociedade.
O objetivo desta aula é apresentar uma modalidade paraolímpica, permitindo que os alunos experimentem as dificuldades vivenciadas pelas Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, durante essa prática esportiva.
 As atividades desenvolvidas, nesta aula, seguirão a seguinte dinâmica: a) os alunos experimentam a atividade, como é praticada por pessoas sem necessidades especiais. b) os alunos experimentam a mesma atividade, mas de maneira adaptada, como é praticada pelas Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.
 A primeira atividade desenvolvida será o "Arremesso na Garrafa". 
Divida a turma em três grupos, com o mesmo número de alunos em cada um deles. Os alunos  deverão formar filas, uma para cada um dos grupos, permanecendo em cima da linha de fundo da quadra. A quadra será dividida em três retângulos (semelhantes às raias de uma piscina) e cada grupo deverá ocupar um retângulo.
 Posicione uma garrafa pet, dentro de um bambolê, a 20 metros de distância da linha de fundo da quadra. Os alunos deverão arremessar uma bola de tênis, na direção da garrafa pet. Toda  vez que a garrafa for derrubada, dois pontos serão assinalados para o grupo do aluno que arremessou a bola, mas, se a bola parar dentro do bambolê e não derrubar a garrafa, apenas um ponto deve ser marcado. A equipe que fizer mais pontos vence o jogo.
 Na segunda rodada, o aluno deverá arremessar a bola, sentado na cadeira, para vivenciar as dificuldades encontradas pelos cadeirantes, no momento de arremessarem a bola.
Dica: Permita aos alunos com dificuldade, nesta atividade, arremessarem mais próximos do alvo, desta forma eles terão uma chance maior de acertar.
Dica: No momento do arremesso sentado, permita que os alunos com mais dificuldade arremessem uma bola maior do que a bola de tênis, com isso as chances de acertar e derrubar a garrafa aumentam.

http://www.informacao.srv.br/cpb/htmls/paginas/bocha/tipo_arremesso.html
A segunda atividade desenvolvida será o "Arremesso na Mosca".  Aproveite a mesma formação da atividade anterior, três grupos cada grupo em uma faixa (retângulo) da quadra.
 Monte uma pirâmide, no chão, com seis bambolês, os três primeiros  formarão a base, em cima da base, ponha mais dois bambolês e, por último, formando o topo da pirâmide, ponha apenas um bambolê.
 Os bambolês da base serão numerados de 1 a 3, os bambolês do meio 4 e 5 e o bambolê do topo 6. Os alunos deverão arremessar uma bola de borracha na direção da pirâmide. Os pontos serão assinalados, de acordo com o número do bambolê em que a bola foi  posicionada. Se a bola, por exemplo, parar no bambolê de número 4, a equipe do aluno que arremessou a bola ganhará 4 pontos. No final do jogo, a equipe que somar mais pontos vence a partida.
http://www.radiocesumar.com.br/megafone/esportes.php?start_from=65&ucat=&archive=&subaction=&id=&
A terceira atividade será o "Jogo de Bocha".
 Neste jogo, utilizaremos algumas regras oficiais do jogo de bocha. Construa seis campos de bocha, utilizando as linhas laterais da quadra.
O jogo será disputado em duplas. Cada dupla receberá 4 bolas de borracha. O conjunto de bolas de uma dupla deve ser de cor diferente das bolas da dupla adversária. A bola alvo será de cor e tamanho diferente das  outras bolas.
 O objetivo do jogo é arremessar a bola, o mais próximo possível da bola alvo. No início do jogo, ocorre um sorteio, para saber qual jogador deve arremessar a bola alvo para dentro do campo de jogo. Os jogadores das duas duplas deverão arremessar de forma alternada as suas bolas, o jogo termina quando todas as bolas tiverem sido arremessadas. A dupla que conseguir posicionar as suas bolas mais próximas da bola alvo será a dupla vencedora.

http://www.efdeportes.com/efd107/atletas-de-bocha-adaptada.htm
Recursos Complementares
Avaliação
No final da aula os alunos os aluno deverão responder algumas questões:
Você conseguiu compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais?
Na sua opinião o esporte pode realmente ajudar na inclusão das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais na sociedade? Porque?
O que você aprendeu nesta aula que pode ser levado para sua vida fora da escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário