Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os esportes disputados nas Paraolimpíadas.
Compreender as diferenças entres os esportes praticados nas Olimpíadas e nas Paraolimpíadas.
Valorizar os atletas Paraolimpicos.
Compreender as diferenças entres os esportes praticados nas Olimpíadas e nas Paraolimpíadas.
Valorizar os atletas Paraolimpicos.
Duração das atividades
Uma hora aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Paraolimpiadas2008/Noticias/0,,MUL757318-16182,00-BOM+DIA+PARAOLIMPICO+SAIBA+TUDO+O+QUE+ACONTECEU+COM+OS+BRASILEIROS+EM+PEQUI.html
Cadeirantes disputando uma partida de Bocha Adaptada.
O Jogo de Bocha, adaptado para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, é uma das provas disputadas, nas Paraolimpíadas, por atletas cadeirantes com Paralisia Cerebral (PC). Esta atividade permite que pessoas com sérios comprometimentos neurológicos e motores possam praticar uma atividade física, auxiliando no desenvolvimento de capacidades físicas importantes, como o equilíbrio, a força e a coordenação motora.
A atividade física para portadores de necessidades especiais também auxilia no aspecto social, tornando-se um importante elemento, para ocupação do tempo destinado ao lazer, além de ajudar a inclusão destas pessoas, na sociedade.
O objetivo desta aula é apresentar uma modalidade paraolímpica, permitindo que os alunos experimentem as dificuldades vivenciadas pelas Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, durante essa prática esportiva.
As atividades desenvolvidas, nesta aula, seguirão a seguinte dinâmica: a) os alunos experimentam a atividade, como é praticada por pessoas sem necessidades especiais. b) os alunos experimentam a mesma atividade, mas de maneira adaptada, como é praticada pelas Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.
A primeira atividade desenvolvida será o "Arremesso na Garrafa".
Divida a turma em três grupos, com o mesmo número de alunos em cada um deles. Os alunos deverão formar filas, uma para cada um dos grupos, permanecendo em cima da linha de fundo da quadra. A quadra será dividida em três retângulos (semelhantes às raias de uma piscina) e cada grupo deverá ocupar um retângulo.
Posicione uma garrafa pet, dentro de um bambolê, a 20 metros de distância da linha de fundo da quadra. Os alunos deverão arremessar uma bola de tênis, na direção da garrafa pet. Toda vez que a garrafa for derrubada, dois pontos serão assinalados para o grupo do aluno que arremessou a bola, mas, se a bola parar dentro do bambolê e não derrubar a garrafa, apenas um ponto deve ser marcado. A equipe que fizer mais pontos vence o jogo.
Na segunda rodada, o aluno deverá arremessar a bola, sentado na cadeira, para vivenciar as dificuldades encontradas pelos cadeirantes, no momento de arremessarem a bola.
Dica: Permita aos alunos com dificuldade, nesta atividade, arremessarem mais próximos do alvo, desta forma eles terão uma chance maior de acertar.
Dica: No momento do arremesso sentado, permita que os alunos com mais dificuldade arremessem uma bola maior do que a bola de tênis, com isso as chances de acertar e derrubar a garrafa aumentam.
http://www.informacao.srv.br/cpb/htmls/paginas/bocha/tipo_arremesso.html
A segunda atividade desenvolvida será o "Arremesso na Mosca". Aproveite a mesma formação da atividade anterior, três grupos cada grupo em uma faixa (retângulo) da quadra.
Monte uma pirâmide, no chão, com seis bambolês, os três primeiros formarão a base, em cima da base, ponha mais dois bambolês e, por último, formando o topo da pirâmide, ponha apenas um bambolê.
Os bambolês da base serão numerados de 1 a 3, os bambolês do meio 4 e 5 e o bambolê do topo 6. Os alunos deverão arremessar uma bola de borracha na direção da pirâmide. Os pontos serão assinalados, de acordo com o número do bambolê em que a bola foi posicionada. Se a bola, por exemplo, parar no bambolê de número 4, a equipe do aluno que arremessou a bola ganhará 4 pontos. No final do jogo, a equipe que somar mais pontos vence a partida.
http://www.radiocesumar.com.br/megafone/esportes.php?start_from=65&ucat=&archive=&subaction=&id=&
A terceira atividade será o "Jogo de Bocha".
Neste jogo, utilizaremos algumas regras oficiais do jogo de bocha. Construa seis campos de bocha, utilizando as linhas laterais da quadra.
O jogo será disputado em duplas. Cada dupla receberá 4 bolas de borracha. O conjunto de bolas de uma dupla deve ser de cor diferente das bolas da dupla adversária. A bola alvo será de cor e tamanho diferente das outras bolas.
O objetivo do jogo é arremessar a bola, o mais próximo possível da bola alvo. No início do jogo, ocorre um sorteio, para saber qual jogador deve arremessar a bola alvo para dentro do campo de jogo. Os jogadores das duas duplas deverão arremessar de forma alternada as suas bolas, o jogo termina quando todas as bolas tiverem sido arremessadas. A dupla que conseguir posicionar as suas bolas mais próximas da bola alvo será a dupla vencedora.
http://www.efdeportes.com/efd107/atletas-de-bocha-adaptada.htm
Cadeirantes disputando uma partida de Bocha Adaptada.
O Jogo de Bocha, adaptado para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, é uma das provas disputadas, nas Paraolimpíadas, por atletas cadeirantes com Paralisia Cerebral (PC). Esta atividade permite que pessoas com sérios comprometimentos neurológicos e motores possam praticar uma atividade física, auxiliando no desenvolvimento de capacidades físicas importantes, como o equilíbrio, a força e a coordenação motora.
A atividade física para portadores de necessidades especiais também auxilia no aspecto social, tornando-se um importante elemento, para ocupação do tempo destinado ao lazer, além de ajudar a inclusão destas pessoas, na sociedade.
O objetivo desta aula é apresentar uma modalidade paraolímpica, permitindo que os alunos experimentem as dificuldades vivenciadas pelas Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, durante essa prática esportiva.
As atividades desenvolvidas, nesta aula, seguirão a seguinte dinâmica: a) os alunos experimentam a atividade, como é praticada por pessoas sem necessidades especiais. b) os alunos experimentam a mesma atividade, mas de maneira adaptada, como é praticada pelas Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.
A primeira atividade desenvolvida será o "Arremesso na Garrafa".
Divida a turma em três grupos, com o mesmo número de alunos em cada um deles. Os alunos deverão formar filas, uma para cada um dos grupos, permanecendo em cima da linha de fundo da quadra. A quadra será dividida em três retângulos (semelhantes às raias de uma piscina) e cada grupo deverá ocupar um retângulo.
Posicione uma garrafa pet, dentro de um bambolê, a 20 metros de distância da linha de fundo da quadra. Os alunos deverão arremessar uma bola de tênis, na direção da garrafa pet. Toda vez que a garrafa for derrubada, dois pontos serão assinalados para o grupo do aluno que arremessou a bola, mas, se a bola parar dentro do bambolê e não derrubar a garrafa, apenas um ponto deve ser marcado. A equipe que fizer mais pontos vence o jogo.
Na segunda rodada, o aluno deverá arremessar a bola, sentado na cadeira, para vivenciar as dificuldades encontradas pelos cadeirantes, no momento de arremessarem a bola.
Dica: Permita aos alunos com dificuldade, nesta atividade, arremessarem mais próximos do alvo, desta forma eles terão uma chance maior de acertar.
Dica: No momento do arremesso sentado, permita que os alunos com mais dificuldade arremessem uma bola maior do que a bola de tênis, com isso as chances de acertar e derrubar a garrafa aumentam.
http://www.informacao.srv.br/cpb/htmls/paginas/bocha/tipo_arremesso.html
A segunda atividade desenvolvida será o "Arremesso na Mosca". Aproveite a mesma formação da atividade anterior, três grupos cada grupo em uma faixa (retângulo) da quadra.
Monte uma pirâmide, no chão, com seis bambolês, os três primeiros formarão a base, em cima da base, ponha mais dois bambolês e, por último, formando o topo da pirâmide, ponha apenas um bambolê.
Os bambolês da base serão numerados de 1 a 3, os bambolês do meio 4 e 5 e o bambolê do topo 6. Os alunos deverão arremessar uma bola de borracha na direção da pirâmide. Os pontos serão assinalados, de acordo com o número do bambolê em que a bola foi posicionada. Se a bola, por exemplo, parar no bambolê de número 4, a equipe do aluno que arremessou a bola ganhará 4 pontos. No final do jogo, a equipe que somar mais pontos vence a partida.
http://www.radiocesumar.com.br/megafone/esportes.php?start_from=65&ucat=&archive=&subaction=&id=&
A terceira atividade será o "Jogo de Bocha".
Neste jogo, utilizaremos algumas regras oficiais do jogo de bocha. Construa seis campos de bocha, utilizando as linhas laterais da quadra.
O jogo será disputado em duplas. Cada dupla receberá 4 bolas de borracha. O conjunto de bolas de uma dupla deve ser de cor diferente das bolas da dupla adversária. A bola alvo será de cor e tamanho diferente das outras bolas.
O objetivo do jogo é arremessar a bola, o mais próximo possível da bola alvo. No início do jogo, ocorre um sorteio, para saber qual jogador deve arremessar a bola alvo para dentro do campo de jogo. Os jogadores das duas duplas deverão arremessar de forma alternada as suas bolas, o jogo termina quando todas as bolas tiverem sido arremessadas. A dupla que conseguir posicionar as suas bolas mais próximas da bola alvo será a dupla vencedora.
http://www.efdeportes.com/efd107/atletas-de-bocha-adaptada.htm
Recursos Complementares
http://www.youtube.com/watch?v=zXV67pC-vAA
http://www.youtube.com/watch?v=a03_IUPgRtU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LqRws1KMrLs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-q5X0DFqX14&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7eKNp2dBd-o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=HCnHoB1agRE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=a03_IUPgRtU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LqRws1KMrLs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-q5X0DFqX14&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7eKNp2dBd-o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=HCnHoB1agRE&feature=related
Avaliação
No final da aula os alunos os aluno deverão responder algumas questões:
Você conseguiu compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais?
Na sua opinião o esporte pode realmente ajudar na inclusão das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais na sociedade? Porque?
O que você aprendeu nesta aula que pode ser levado para sua vida fora da escola?
Você conseguiu compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais?
Na sua opinião o esporte pode realmente ajudar na inclusão das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais na sociedade? Porque?
O que você aprendeu nesta aula que pode ser levado para sua vida fora da escola?
Nenhum comentário:
Postar um comentário