domingo, 17 de abril de 2011

Primeira Jangada Acessível beneficia deficientes físicos de Maceió





Embarcação, criada na capital alagoana, possibilita a visita às piscinas naturais de Pajuçara

A primeira Jangada Acessível do Brasil, desenvolvida em Maceió, leva passageiros com pouca mobilidade as mais belas praias e piscinas naturais de Alagoas. O projeto feito pelo arquiteto e ergonomista Jorge Luis Silva contou com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção de Turismo, Semptur, da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, e mais recentemente, do Maceió Convention & Visitors Bureau.
A jangada "ACESSIBILIDADE I" tem 6,45 m de comprimento e 1,98 m de largura e suporta até seis pessoas, sendo dois cadeirantes. Em sua construção, o jangadeiro Sidney Cícero da Silva, conhecido como Dinho, utilizou as madeiras de pequi, jaqueira, maçaranduba e igapó. O artesão Durval Joaquim, de Viçosa, também colaborou no projeto com a esteira de bambu que facilita o acesso dos usuários até a embarcação.
"Quando começamos a executar o projeto percebemos que a areia fofa da praia era um obstáculo para o cadeirante chegar à jangada e até mesmo ter acesso à praia. A partir dessa dificuldade surgiu a ideia de fazer uma adaptação nas rampas até a jangada e coube ao artesão Durval executar o projeto com bambu. A primeira tentativa não deu certo, pesava mais de 160 quilos", afirma Jorge.
O sucesso da jangada adaptada virou noticia em sites dos Estados Unidos, e novos parceiros abraçaram o projeto de acessibilidade, como o hotel Radisson de Maceió e a Braskem. Cada empresa construirá uma nova embarcação.
De acordo com a Secretária de Turismo Municipal, Cláudia Pessôa, o passeio as piscinas naturais tem um grande diferencial: há mais de 40 anos é realizado pelos próprios pescadores e jangadeiros em jangadas de vela. "Em 2010, a capital alagoana é pioneira no serviço com qualidade e segurança para os portadores de mobilidade reduzida terem acesso à praia, às piscinas naturais. Enfim, numa jangada acessível, o lazer é para todos", diz Cláudia.
O cadeirante José Batista, 35 anos, foi um dos primeiros passageiros da jangada acessível. "Participei ativamente dos testes para que a embarcação ficasse adequada a todos que tiverem mobilidade reduzida". José Batista diz que não encontrou dificuldade para subir e descer da jangada, que também tem espaço para a cadeira de rodas girar. Criar acessos é uma questão de cidadania. Também é interessante que Jorge fez o projeto, mas compartilha com a prefeitura, Adefal, jangadeiros, ou seja, a comunidade através de seus representantes está opinando e tudo deu certo. Fiquei muito feliz, porque pela primeira vez tive acesso às piscinas naturais da Pajuçara", relata.
Um passeio às piscinas naturais de Pajuçara na embarcação acessível, por duas horas, sai R$ 20,00 por pessoa mais R$10,00 o aluguel de máscara. Outras informações no site www.turismo.maceio.al.gov.br.
Projeto "Jangada Acessível" - Passeio de Jangada às piscinas naturais da Pajuçara
Local: Estacionamento da balança de peixe da Pajuçara
Contato/Informações: Tel: 82 9905-2515
Jangadeiros: Galego ou Dinho

Fonte: Assimptur
Autor: Eliria Buso
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário